A primeira confraria de vinhos do Brasil
fundada em 1980


O VINHO DO MÊS: BLA BLA BLA 2015 – ANIMA NEGRA – por Daniel Pinto

Macro-Região das Ilhas Baleares

Arquipélago onde desponta a ilha de Mallorca possuindo um passado histórico que remonta à antiguidade com referência especial ao tempo dos romanos tendo sido inclusive sede do reinado de Aragon. O perfil dos vinhos de Mallorca era simples e ligeiro tendo se transformado nos últimos tempos em produtos robustos de grande personalidade. A ilha abrange uma área de 3,5 km2 produzindo cerca de um milhão de litros de vinhos anualmente através de 21 vinícolas estabelecidas. Apresenta clima tipicamente mediterrâneo com solos calcários profundos e, em alguns pontos bem pedregosos, chamados “call vernell”. O Consejo Regulador da região considera duas Denominación de Origen bem definidas:

 

Binissalem – 600ha

Situa-se bem no centro da ilha de Mallorca distribuindo 600ha de vinhedos em sua superfície com variedades tintas e brancas propiciando a criação de vinhos tintos encorpados, elegantes e aromáticos tratados com estágio em carvalho. Utiliza uvas Manto Negro e Callet para os tintos e Blanca Moll e Premsal para os brancos.

 

Pla I Llevante de Mallorca

Esta DO somente foi reconhecida a partir de 2001 compreendendo as comarcas de Pla e Llevante ocupando a parte centro-sul da ilha. Apresenta clima e solo semelhantes à anterior e trabalhando de um modo geral as mesmas uvas, com vinhos tintos, brancos e rosados.

O nível de qualidade dos vinhos vem sofrendo forte crescimento por parte de produtores empenhados em incrementar a atividade paralelamente ao prestígio turístico da ilha.

 

VINÍCOLA TERRA DE FALANIS – Projeto de iniciativa de Miguel A. Sardá e Pere Obrador que decidiram produzir um vinho ligado aos microclimas mediterrâneos sob a ótica catalã tendo em vista a constante influência marítima. As vinhas utilizadas para o empreendimento são de cerca de 50 a 90 anos de idade. Os vinhos possuem rótulos ilustrados pelo artista plástico Pere Joan e com títulos suis generis como Bla Bla Bla, Plic Plic Plic, etc.

 

BLA BLA BLA 2015 – Vinho branco elaborado com uvas Premsal provenientes da região de Felantix. Fermentado em tanques de cimento onde estagia uma parte do vinho, sendo a outra porção estagiando em barricas de carvalho. Teor alcoólico de 12%.

ANÁLISE VISUAL – Amarelo citrino límpido e transparente

ANÁLISE OLFATIVA – A s frutas lideram o aroma sob o comando de melão, pera e lichia em compota. Leve toque de pêssego deixando passagem para notas florais enfeitando o conjunto.

ANÁLISE GUSTATIVA – Vibrante e cheio com alguma rusticidade cativante deixando espaço para discreta salinidade tudo em equilíbrio com acidez e o álcool em medida ideal. Muito bom volume ocupando todos os espaços da boca com final de maçã verde.

AVALIAÇÃO: 91/100

PREÇO: US$ 45,00 – MISTRAL 3372-3400

Saúde!

Daniel Pinto – danipin@uol.com.br

Cadastre o seu e-mail para receber as notícias da SBAV-SP.

Por favor, assinale: