A primeira confraria de vinhos do Brasil
fundada em 1980


O VINHO DO MÊS: CANYON PEACHY INCREDIBLE ZINFANDEL 2011

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

CALIFÓRNIA

Trata-se da maior e mais importante região vinícola dos Estados Unidos. É das mais respeitadas no cenário vitivinícola mundial face à sua sofisticada tecnologia inclusive amparada pela legendária Universidade de Davis e, concentração dos melhores produtores com notável capacidade de investimento. Utiliza praticamente todas as cepas europeias conhecidas. Está localizada na costa oeste onde recebe forte influência marítima do Oceano Pacífico. A Califórnia se subdivide em cerca de 40 sub-regiões com o título de AVA, reunidas em 5 grandes grupos regionais:

North Coast- Central Coast – South Coast – Central Valley e Sierra Foothills

North Coast é a mais importante e que concentra a nata da produção americana destacando-se famosas regiões como Napa Valley e Sonoma Valley, Mendocino, Carneros, etc.

A Costa Central ou Central Coast, compreende uma extensão costeira que vai desde a baia de San Francisco até Santa Bárbara, abarcando quatro condados: San Benito – Monterey – San Luis Obispo e Santa Bárbara.

Se há uma região que se beneficie em grande escala da presença do “fog” tradicional da California é essa, pois é onde a temperatura atinge níveis mais elevados o que seria prejudicial para a atividade vitivinícola sendo o calor amenizado por esse verdadeiro véu natural em determinado momento do dia. Tendo em vista o solo altamente permeável, e índice pluviométrico baixo, o “fog” transforma essa faixa em verdadeiro paraíso para implantação de vinhedos acariciados com os dividendos da benfazeja brisa do oceano.

O Condado de San Luis Obispo sustenta duas AVAs: York Mountain e Paso Robles, separadas do Oceano Pacífico pelas montanhas de Santa Lucia sendo quente o suficiente para produzir vinhos tintos encorpados de Zinfandel e Cabernet Sauvignon além de variedades italianas e francesas do Rhône. É nesse cenário de Paso Robles que desponta a vinícola Peachy Canyon Winery.

 

ZINFANDEL

A cepa mais típica da Califórnia, cuja origem é muito discutida. Os americanos garantem tratar-se de uva autóctone. Até bem pouco tempo, era tida como um clone da uva Primitivo, originária da Itália, mais precisamente da região da Puglia. Atualmente estudos comprovam ser derivada de cultivar da Croácia (Plavac Mali, que por sua vez surgiu do cruzamento de Dubrocic e Crljenak Kastelanski). É utilizada largamente, dando origem a diferentes tipos de vinhos, sejam tintos, brancos ou rosados. Tem uma característica aromática inconfundível pela forte presença de chocolate, além de frutas silvestres.

 

PEACHY CANYON WINERY

Sob o belíssimo horizonte da paisagem oferecida pelas suaves colinas de Westside Paso Robles na Costa Central da Califórnia, nas imediações do famoso Castelo Hearst e Big Sur, repousa uma pequena vinícola familiar chamada Peachy Canyon Winery de onde nasce sua principal estrela, um vinho da casta Zinfandel. A família é composta pelo casal Douglas P. Beckett e Nancy Beckett e seus dois filhos Joshua e Jacob ou afetuosamente, Josh e Jake. A história sobre os vinhos iniciou-se em 1982 quando o casal se mudou para Paso Robles deixando para trás um passado de trabalho como professores em busca de uma nova vida. Recebendo do amigo Benito Dusi certa quantidade de uvas Zinfandel, buscaram com grande esforço conseguir meios de transformá-la em vinho conseguindo o intento com a produção de pequena quantidade de garrafas que foram, no entanto, suficientes para acender a chama da paixão pelo trabalho que acabaria por transformá-los em verdadeiros produtores de vinho. Do experimento nasceu a empresa em 1988 que a partir daí cresceu a ponto de conseguir distribuir seus produtos por 49 estados americanos além de alcançar destinos internacionais. Hoje trabalham a produção graças a 100 hectares de vinhedos próprios e contar com o fornecimento de mais de vinte produtores locais rigorosamente escolhidos. Com o tempo o filho Josh buscou aprofundar conhecimento até se tornar o enólogo da vinícola a partir de 2003. Jake cuida dos negócios no terreno financeiro acumulando o cargo de gerente geral de vendas e promotor da marca viajando pelo país e exterior.

Hoje o portfólio de cepas ficou acrescido de cultivares como Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah, Merlot, Petite Syrah, Petite Verdot, Chardonnay entre outras, cultivadas sob o controle de prática certificada pelo Programa de Certificação de Sustentabilidade, que visa proteger o meio ambiente tanto com relação aos recursos naturais como humanos abordando vários elementos inter-relacionados tais como a conservação do habitat, eficiência energética, cuidado com pragas além da conservação da água e dos recursos humanos. Para combater as pragas foi introduzida a utilização da introdução de insetos benéficos como joaninhas, louva-deus, crisopídeos, etc, visando evitar pulverizações com pesticidas. Sobre a defesa pela devastação pelos pássaros são utilizadas redes protetoras. Todo subproduto da atividade volta para o solo, alem do cultivo de cevada entre as fileiras para proteger o solo de erosões. O trabalho se estendeu para diferentes vinhedos cada um com sua peculiaridade, caracterizando “terroir” diferenciado como Neve Vineyard especializada em Zinfandel de baixos rendimentos, Old School House Vineyard com grande influência da costa. Além desses, destacam-se Mustang Springs Ranch, um vale entre duas colinas, e, Mustard Creek Vineyard em encostas rochosas, recentemente replantado.  

CANYON PEACHY INCREDIBLE ZINFANDEL 2011

O vinho é composto de Zinfandel (84%), Syrah (9%) e Petite Syrah (7%) tendo evoluído para uma concentração de 14,5% de álcool. Estagiou para amadurecimento, em barricas de carvalho americano (40%) e húngaro.

ANÁLISE VISUAL – Apresenta forte coloração vermelha escura.

ANÁLISE OLFATIVA – Mostra grande temperamento olfativo notadamente de frutas cristalizadas como cerejas e morangos, licor, deixando escapar notas de couro, café e instigante aroma de chocolate.

ANÁLISE GUSTATIVA – Na boca prevalece o equilíbrio elegante entre acidez e álcool, adornado por taninos suaves deixando para o final um rastro de erva-doce e baunilha com pitadas de pimenta branca resistindo por longo tempo.

AVALIAÇÃO: 90/100

PREÇO: R$ 109,00 – IMPORTADORA SMART BUY WINES – 3045-5536

 

Saúde!

Daniel Pinto – danipin@uol.com.br

PopUpNewsletterSBAVSP

Cadastre o seu e-mail para receber as notícias da SBAV-SP.

Por favor, assinale: