A primeira confraria de vinhos do Brasil
fundada em 1980


O VINHO DO MÊS: CHARDONNAY QUEBRADA SECA 2008

GARRAFA_quebrada_seca
VIÑA DE MARTINO
A história dessa vinícola remonta ao ano de 1934 quando foi fundada por Pietro De Martino Pascualone procedente da Itália, que encontrou na Isla del Maipo distante cerca de 50 km de Santiago o lugar ideal para desenvolvimento de seus ideais. Essa região situa-se no Valle Del Maipo entre a Cordilheira dos Andes e o Ociano Pacífico, onde havia múltiplos braços do rio Maipo que secaram após o advento de formidável terremoto deixando apenas o que leva o nome atual. A empresa situada num desses braços secos, continua em mãos da família em sua quarta geração, sob a tutela enológica de Marcelo Retamal que desenvolve elogiável trabalho na produção de vinhos orgânicos oficialmente certificados, alcançando uma área de 300 ha depois de um início com 50 ha. Uma das virtudes mais importantes dessa empresa é levar em conta em seu trabalho, os conceitos de vinho de origem e vinho de terroir evidentemente sendo tratados sob a chancela de vinhos orgânicos desde 2001. Entendem por vinho de origem aquele produzido com uvas provenientes de uma zona delimitada geograficamente, com características de clima e solo que conferem ao mesmo peculiar tipicidade. A De Martino enquadra esses vinhos na linha Legado. Havendo especial interação do vinhedo com seu entorno tratam-no então como vinho de terroir dotados de uma personalidade única fazendo nesse caso parte da linha conhecida como Single Vineyard. Os visitantes são recepcionados com grande amabilidade em sua belíssima construção de estilo toscano onde provam os vinhos em aconchegante salão de degustação graciosamente decorado. Desde 1998 opera oficialmente pelas regras da produção orgânica.
A Viña De Martino é pioneira no trabalho com a cepa Carmenère, tendo sido a primeira que em 1996 a elaborou e etiquetou um vinho visando o mercado exterior. Atualmente ostenta o galardão de produzir um dos melhores produtos com a Carmenère, reconhecimento expressado nos vários prêmios conquistados tanto no Chile como em outros países. Há aproximadamente 14 anos a equipe da vinícola percorre o Chile de norte a sul buscando os melhores solos para cada uma das variedades com que trabalha chegando a vinificar mais de 350 vinhedos diferentes, mapeando os locais mais adequados a cada uma. Nesse mister um desses locais foi o Valle Del Limari, sub-região de Coquimbo pertencente a Zona Centro-Norte onde se desenvolve a agricultura, sobretudo a fruticultura, com destaque especial para a uva de mesa, e mesmo vinífera, que se destina em grande parte, à produção de Pisco (Muscat), um aperitivo de fama internacional que também é produzido no Peru. Trata-se de zona que até pouco tempo não produzia vinhos expressivos, panorama que vem mudando celeremente pela presença de produtores alcançando posições de destaque no cenário nacional e internacional. Além do solo aluvial muito adequado ao plantio, possui um clima extremamente propício, recebendo a brisa do Oceano Pacífico do qual se distancia por apenas 19 km, recebendo as benesses da famosa Corrente de Humboldt. O índice pluviométrico não ultrapassa 100 mm/ano.
CHARDONNAY QUEBRADA SECA 2008
É nesse cenário que nasce o vinho branco 100% Chardonnay cuja colheita ocorre na primeira semana de março, sendo vinificado em barricas de carvalho francês de baixa tosta, permanecendo em estágio nas mesmas por 12 meses. Alcança uma graduação alcoólica de 13,5%.
ANÁLISE VISUAL – Cor palha típica com reflexos verdeais.
ANÁLISE OLFATIVA – Irradia frutado com predominância cítrica, maçã verde e bom contingente de frutas secas. Presença instigante de especiarias doces e notas de baunilha em torno à madeira bem comportada.
ANÁLISE GUSTATIVA – Ataque de bom volume irradiando amplo frescor com elegante sincronia entre acidez e o teor elevado de álcool enfeitado por boa presença mineral. Estrutura compatível com grandes vinhos brancos.
AVALIAÇÃO: 92/100
PREÇO: R$ 85,00 – IMPORTADORA DECANTER – 3702-2020

Saúde!
Daniel Pinto – danipin@uol.com.br

PopUpNewsletterSBAVSP

Cadastre o seu e-mail para receber as notícias da SBAV-SP.

Por favor, assinale: