A primeira confraria de vinhos do Brasil
fundada em 1980


O VINHO DO MÊS: GAM MITOLO SHIRAZ 2007

amitolo
A região South Australia é de longe a que apresenta o maior volume de produção em toda a Austrália com cerca de 60.000ha de vinhedos plantados representando cerca de 50% do total. Concentrando a grande massa de produtores incluindo aqueles de maior expressão, possui como sub-regiöes: Clare Valley – Barossa Valley – Eden Valley – Adelaide Hills – Adelaide Plains – McLaren Vale – Langhorne Creek – Mount Benson – Padthaway – Wrantanbully – Conawarra – Riverland.
A sub-região de McLaren Vale localizada na Península Fleurie, distante cerca de 35 quilômetros ao sul de Adelaide está postada numa posição bem próxima do litoral e fazendo parte de uma faixa de solo conhecida por “limestone coast zone” de grande utilidade para a atividade vitivinícola constituída por camada pedregosa sob outra de argila e areia avermelhada apresentando o conjunto ótima permeabilidade. A região é sustentada por clima temperado com estações bem marcadas com verões quentes amenizados por conveniente ventilação graças à proximidade com o litoral. A região deve seu sucesso graças ao trabalho do inglês Thomas Hardy, fundador da BRL Hardy, precursor dos tintos profundos, encorpados, característica típica dos vinhos australianos, e de John Reynella, outro pioneiro. Em 1903, com 19 vinícolas, a região já produzia a expressiva marca de 3 milhões de litros de vinho. O título de GI (Geographical Indication), porém, somente foi obtido oficialmente em 1997. Nunca é demais insistir que a uva Shiraz, emblemática da Austrália, é na verdade a Syrah da região Côtes du Rhône na França onde foi originada. Obteve magistral adaptação naquele país produzindo vinhos de excepcional qualidade.
MITOLO WINES
Trata-se de vinícola familiar fundada em 1999 por Frank e Simone Mitolo com o sonho inicial de produzir vinhos de alta gama em produção limitada que traduzisse em harmonia complexidade, equilíbrio, riqueza aromática e corpo. Tais objetivos são alcançados graças aos conhecimentos enológicos de Bem Glaetzer, conceituado expert australiano, desde 2001. Os vinhedos estão localizados no distrito de Willunga no extremo sul da região, em parcelas especiais de solo de marga cinza acompanhada de boa porcentagem de calcário. Ali convivem variedades de Shiraz, Cabernet Sauvignon, Sangiovese, Vermentino, Pinot Grigio, etc compondo uma linha de vinhos conhecidos como Jester, Reiver, Savitar, Serpico e GAM.
GAM MITOLO SHYRAZ 2007
O nome é uma homenagem aos filhos Gemma, Alexander e Marco e Shyraz é o nome eleito na Austrália para a uva Syrah, natural da região do Rhône na França, cruzamento das variedades Mondeuse Blanche e Dureza, tendo como características morfológicas o pequeno tamanho das bagas e coloração intensa das cascas com o condão de produzir vinhos muito escuros e encorpados além de exprimir aromas intensos de largo espectro. 2007 foi um ano de condições climáticas sem precedentes que reduziram os rendimentos consideravelmente. A safra 2007 começou seis semanas mais cedo devido a condição de seca severa em grande parte do país, amenizada porém, por um episódio de chuva em meados de janeiro melhorando a situação de muitos produtores pelo refrescamento dos vinhedos . Houve menos frutos por cacho cacho do que o habitual mas a qualidade beirou à excelência.
A fermentação observou controle de temperatura em torno de 28º a 32º C por aproximadamente 15 dias. Parte do vinho sofreu fermentação malolática em barricas de carvalho francês onde amadureceu por 18 meses, observando a seguinte fórmula: 70% do vinho em carvalho de primeiro uso dos quais 80% francês e 20% americano. Os 30% restantes observaram repouso em carvalho de segundo e terceiro uso igualmente divididos em madeira de proc edência francesa e americana. Estima-se um envelhecimento em garrafa de 10 a 15 anos.
ANÁLISE VISUAL – Cor vermelho rubi intensa com reflexos violáceos.
ANÁLISE OLFATIVA – Grande vigor aromático traduzido por frutas vermelhas e negras, destacando cerejas, ameixas e groselha. Presente toque de ervas aromáticas com delicioso aroma de alcaçuz. A madeira está presente e compondo o conjunto sem predominância comprometedora.
ANÁLISE GUSTATIVA – Vinho encorpado, potente com taninos de muita qualidade em pefeita sintonia com a acidez e suportando galhardamente os 14% de álcool. Comportamento gustativo macio e elegante persistindo ao final por longo tempo com a presença de frutas maduras.

AVALIAÇÃO: 92/100
PREÇO: R$ 204,00 – IMPORTADORA CASA FLORA – 3327-5199

Saúde!
Daniel Pinto – danipin@uol.com.br

 

PopUpNewsletterSBAVSP

Cadastre o seu e-mail para receber as notícias da SBAV-SP.

Por favor, assinale: