A primeira confraria de vinhos do Brasil
fundada em 1980


O VINHO DO MÊS: SILVER OAK CABERNET SAUVIGNON 2014 – by Daniel Pinto

CONDADO DE SONOMA – ALEXANDER VALLEY

Localizado a oeste do condado de Napa, é banhado pelo Oceano Pacífico. Constitui-se na região mais dividida da Califórnia por conta de seus vinhedos que se apresentam espalhados, abrangendo uma área maior do que o Napa Valley com o qual compete ombro a ombro, sendo responsável pela produção de grandes vinhos de vinhas plantadas desde 1857 pelo húngaro AGOSTON HARASZTHY. Trabalha com uma grande variedade de cepas de origem francesa, italiana, etc. produzindo um leque extenso de vinhos dos mais variados matizes. Aí está estabelecida a famosa vinícola Hanzell Winery propriedade muito semelhante ao famoso Clos de Vougeot da Bourgogne sendo foco de grande atração. Além disso, a proximidade da cidade de São Francisco faz com que o charme se acentue contribuindo para isso a criativa arquitetura dos hotéis e restaurantes da região.

O leque de uvas é grande e variado incluindo a Zinfandel e mesmo as uvas da Bourgogne como Pinot Noir e Chardonnay cultivadas em Sonoma Valley logo acima de Carneros. Todas as outras cepas francesas e mesmo italianas estão presentes. O condado de Sonoma está representado por várias AVAs entre as quais: ALEXANDER VALLEY onde floresce com brilho os vinhos trabalhados a partir de Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir etc.

SILVER OAK CELLARS
Proveniente do Colorado e estranho ao mundo da vitivinicultura, Raymond T. Duncan em visita à California em 1960 onde foi contaminado pelo virus do vinho e se inclinou em experimentar essa atividade nessas paragens mais precisamente no distrito de Alexander Valley em Sonoma onde comprou terras. Como não fosse expert na atividade buscou o socorro do conhecido viticultor Justin Meyer que se encarregou de iniciar o plantio que culminou com a primeira colheita em 1972. O interessante no empreendimento é que ficou muito marcado por uma uva em especial, a Cabernet Sauvignon com a qual pretendia produzir um vinho que fosse excepcional. O plano era produzir dentro do mais intenso rigor e tratar o vinho num programa de envelhecimento por 25 meses em barricas de carvalho americano e mais outro tanto em garrafa até a comercialização do produto. No mesmo ano tratou de ativar o empreendimento com a compra de terras no Napa (Oakville) onde iniciou a segunda fase da atividade sempre trabalhando somente com Cabernet Sauvignon. Mais tarde em 1992 colocou a cereja no bolo com a aquisição da belíssima propriedade Geyserville em Alexander Valley com construção ao estilo Tudor. Daí em diante foi adquirindo mais terras ampliando cada vez mais um promissor negócio cujos frutos ficaram famosos como Napa Valley Cabernet Sauvignon e Alexander Valley Cabernet Sauvignon. Atualmente o filho Tim gerencia o negócio como vice-presidente executivo na gestão de vendas e o outro filho, David como CEO da vinícola tratando da produção. Finalmente cabe ressaltar que a propriedade de Geyserville merece ser visitada pela beleza com a forma pitoresca que foi concebida. Atualmente a vinícola trabalha também a cepa Merlot, um complexo Pinot Noir e um Sauvignon Blanc vivo e refrescante sob a identificação “Twomey”.

SILVER OAK CABERNET SAUVIGNON 2010
Como já visto, este vinho é produzido exclusivamente com Cabernet Sauvignon observando um estágio em barricas de carvalho americano 50% novos, por 25 meses e mais outro longo período em garrafas antes da comercialização. Está-se frente a um verdadeiro "cult wine" Alcança 13,9% de álcool.

ANÁLISE VISUAL – Apresenta cor vermelha escura muito densa imperscrutável, mostrando a
força e complexidade a que veio.

ANÁLISE OLFATIVA – Aromas exuberantes irradiando frutado copioso de ameixa e cereja preta
complementado por especiarias como cravo, canela e erva doce. A madeira presente não rouba a cena, antes, por ser carvalho americano, exibe agradável tostado, chocolate e a infalível presença de coco adocicado (cocada).

ANÁLISE GUSTATIVA – Volume concentrado, encorpado, repetindo as frutas adrede descritas. Muito elegante e redondo traduzindo profundidade sem perder delicadeza. A adstringência identifica taninos resolvidos, mas respeitáveis além de acidez equilibrando o conjunto complexo que identifica a elegância sob textura de geleia. O gole termina com final muito longo com lembrança de frutas e leve torrado.

AVALIAÇÃO: 93/100

PREÇO ; R$ 399,00

IMPORTADORA: SMART BUY WINES – 2308-2793/5093-6109

Saúde!

Daniel Pinto – danipin@uol.com.br

Cadastre o seu e-mail para receber as notícias da SBAV-SP.

Por favor, assinale: