A primeira confraria de vinhos do Brasil
fundada em 1980


O VINHO DO MÊS: WILD FERMENTED PINOT NOIR 2010

VIÑA ERRAZURIZ (Aconcágua-Panquehue)

Fundada em 1870 por Don MaximinianoErrazuriz, que nasceu em Santiago e pertencente a uma das mais tradicionais famílias chilenas de raízes basca vivendo no país desde 1735 com a chegada de Francisco Errázuriz. Essa família participou fortemente da história do país tendo inclusive dado à nação quatro presidentes além de diplomatas, industriais e escritores e dois arcebispos. Depois de intensa participação na vida política e cultural, Don Maximiniano resolveu dedicar-se à atividade vitivinícola tendo optado por estabelecer-se na região de Aconcágua mais precisamente no distrito de Panquehue onde fundou a ViñaErrázuriz que se tornou modelo graças às técnicas de viticultura adotadas estendendo os vinhedos em área de 300 hectares que mais tarde cresceria para 700 hectares pelo filho Rafael.

Em cerca de 100 anos passou pelas mãos de múltiplos proprietários, voltando às mãos da família através deAlfonso ChadwickErrázuriz em 1983 que prosseguiu a trajetória do ancestral além de ser famoso esportista internacional como um dos melhores jogadores de pólo do mundo. Durante todos esses anos conservou com muito cuidado as instalações além de modernizar convenientemente todo arsenal vinícola. Quem comanda a empresa no momento é Eduardo Chadwick, pertencente a quinta geração da família, tendo trabalhado ao lado do pai desde os 23 anos absorvendo seus conhecimentos até a sua morte em 1993. Após aumentar seu cabedal em enologia através de passagem por Bordeaux, enriqueceu a coleção de vinhos de qualidade pontificando com o primeiro vinho premium Ultra de ViñaErrazuriz. Iniciou um processo de expansão dos vinhedos com utilização de novos clones alcançando novos terrenos como Casablanca junto ao litoral. Associou-se ao grande produtor americano do Napa, Robert Mondavi para produção do vinho “top” SEÑA com corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Carmenère através da VinícolaCaliterra, que atualmente encontra-se integralmente em suas mãos.

No ano de 2004 participou em Berlim de um confronto (The Berlin Tasting) idêntico aquele em que estrelou o vinho americano Stag’sLeap 73 em 1976 vencendo grandes vinhos franceses numa degustação às cegas. Pois seu vinho “top” VIÑEDO CHADWICK 2000ficou em primeiro lugar, e, o SEÑA 2001 em segundo, a frente de um ChâteauLafiteRotthschild 2001 (terceiro) e de um ChâteauMargaux 2001(quarto).

O enólogo da empresa é FranciscoBaettigdesde 2003 espanhol formado em Engenharia Agrícola na Universidade do Chile tendo alcançado mestrado em Enologia na Universidade de Bordeaux tendo já recebido o prêmio de Enólogo do Ano, passando por importantes vinícolas na França. Além disso é exímio piloto de avião especializado em monomotores.

 

REGIÃO DE ACONCÁGUA

 

Valle del AconcáguaDistrito: Panquehue

Vale de clima temperado sendomaisquenteemsua parte centralcom solos bastante permeáveis à base de cascalhos, areia e argila. Sua capital é Valparaiso e seu principal distrito vinícola é Panquehue.Seusverõessãoquentes refrigerados pela brisa fría do Oceano Pacífico e suacorrente de Humboldt.         

 

Valle de Casablanca

Região bastante fresca sendo considerada a melhor de todas para o cultivo de cepas brancas e também da PinotNoir que se adapta a essascondições. Suadescoberta para o mundo dos vinhos chilenos se deve a Pablo Morandé, enólogo chileno famoso que possui vinícola naregiãotendo-a desbravado na década de 80.

 

Valle de San Antonio eLeyda

Situadosbem próximos do litoral distante cerca de 60km e emdireçãoaosulpertencendo geográficamente como Casablanca àfaixa do Secano semirrigação. É uma zona bemfria que vemsendo ocupada por bom número de produtores buscando a excelencia na criação de vinhosbrancos e notadamente os tintos comPinotNoir que tem se destacado de modo excepcional.

 

ERRAZURIZ WILD FERMENTED PINOT NOIR 2010

Produzido no Vale de Casablanca exclusivo comPinotNoir proveniente do vinhedo La Escultura comvinhas de 22 anos de idade. Fermentado em tanques de açoinoxidável durante cerca de 10 diasob controle de temperatura tendorecebidomaceração a frio (8ºC)sob a ação de levedurasselvagens. Observa estágio de 9 meses em barricas de carvalho francés sendo 25% novas. Alcançateoralcoólico de 13,5%. Ph 3,51 com acidez total de 6,23 g/litro e açucar residual 2,60 g/litro.

 

ANÁLISEVISUAL – Corvermelho-rubi típica com boa transparencia.

ANÁLISE OLFATIVA – A fruta lidera o espectro aromático liderada por morangos e cerejas encantando os sentidos com toques de defumados, herbáceos e “sousbois”. A madeira está presente de forma delicada semroubar a cena.

ANÁLISE GUSTATIVA – Exibebomcorpocomnotávelsuculência denotando estrutura poderosa nãoagressiva. Taninos resolvidos finos e gentiscompondocom acidez perfeito equilibrio traduzindoelegância e dando prazer de beber.

 

AVALIAÇÃO: 92/100

PREÇO: R$ 158,00 – IMPORTADORA VINCI – 2797-0000

 

Saúde!

Daniel Pinto – danipin@uol.com.br

 

 

 

 

PopUpNewsletterSBAVSP

Cadastre o seu e-mail para receber as notícias da SBAV-SP.

Por favor, assinale: