A primeira confraria de vinhos do Brasil
fundada em 1980


Evento Mistral em Homenagem a Aurelio Montes

WP_20140325_006

Por Rodrigo Mammana. 

No dia 25 de março o Hotel Tivoli Mofarrej foi palco de um impecável evento em homenagem ao grande produtor chileno Aurélio Montes que há 25 anos produz vinhos de qualidade inquestionável. Os convidados tiveram o raro privilégio de degustar um painel vertical do famigerado vinho Montes Alpha Cabernet Sauvignon, das safras 1990, 1993, 1997, 2001 e 2010.

Como é habitual em eventos da Mistral, tudo procedeu de forma impecável nos mínimos detalhes. Após a degustação nos foi servido um jantar acompanhado pelos vinhos Montes Alpha Chardonnay 2011 e o ícone da vinícola, Montes Alpha M 2009, ambos de excelente qualidade.

A vinícola Montes, situada na região de Apalta, Colchágua , foi construída sob os preceitos do Feng Shui, sendo que as barricas descansam em um “ anfiteatro” onde 24 horas por dia se toca música clássica. O Montes Alpha Cabernet Sauvignon é um dos melhores Cabernets do Chile e demonstrou excelente condição para guarda. Os vinhos das safras 1990, 1993 e 1997 eram produzidos no Vale do Curicó, e a partir de 1998 começaram a ser produzidos em Colchágua.

 O vinho da safra 2010 estava muito jovem apresentando uma coloração rubi de média profundidade. Os aromas apresentaram pimenta do reino e menta com presença de cerejas e amoras sem excesso de maturação. No palato é tânico, jovem e com notas herbáceas. Com boa acidez e bastante seco, ainda está verde passando a impressão das uvas não terem amadurecido por completo. Certamente evoluirá com mais alguns anos de garrafa.

O Montes Alpha 2001 possui uma coloração granada de média profundidade. Com boa complexidade e intensidade aromática apresentou agradáveis notas de evolução com couro, camurça e sous bois. A fruta ainda estava presente, excelente qualidade aromática. Em boca apresentou corpo médio, ótima acidez e taninos bastante finos. Persistente e frutado com excelente final de boca. Grande vinho, no momento ideal para ser degustado.

O Montes Alpha 1997 possui coloração granada bastante evoluída, pouca profundidade e leve turbidez. Nariz elegante com discretas notas de couro, terra e cogumelos. Sutil. Em boca possui corpo médio boa acidez e complexidade média-baixa. Com taninos ainda presentes apresentou boa persistência. Um vinho de estilo clássico que não evoluirá mais em garrafa. Bom.

O Montes Alpha 1993 apresentou um visual granada evoluído de baixa profundidade com aromas muito complexos e mais pronunciados que o 1997. Bastante elegante, em boca tem médio corpo com excelente acidez, bastante longo e muito gastronômico. Vinho de excelente qualidade com um estilo que remete ao velho mundo.

Finalmente o Montes Alpha 1990 apresentou uma coloração granada quase pálida com depósitos no fundo do copo, aromas muito delicados e extremamente elegantes com presença de especiarias e camurça. Palato bastante evoluído excelente acidez e muito longo. Excelente.  

Após a vertical fomos surpreendidos com um vinho muito especial que acabou de ser lançado pela Vina Montes: O Taita 2007

Com apenas 120 garrafas disponíveis no Brasil, a produção desse vinho é limitada a 6 mil garrafas. O significado da palavra “ Taita” no Chile seria mais ou menos como o pai experiente que passa aos jovens seu conhecimento. Produto de uma Joint Venture com o brilhante Pedro Parra, as uvas utilizadas são provenientes de um vinhedo em Marchigüe, Colchagua, há 25 Km do mar. Um Terroir bastante específico com material aluvial com granito e argila decompostos tornam o solo bastante único. O vinho é composto por 85% de Cabernet Sauvignon e os outros 15% sendo a “ escolha do enólogo”. Amadurece por 2 anos em barricas francesas de média tosta e mais 3 anos em garrafa. Seu preço é de aproximadamente US$ 470,00.

De coloração rubi profunda, apresentou aromas de impressionante potência muito frutados, com notas de framboesas e leve verniz. Em boca é muito encorpado, bastante frutado com taninos finos, leve sensação de doçura, acidez equilibrada e bastante alcoólico. Vinho superlativo que certamente impressionará os entusiastas de vinhos intensos e potentes. Sem dúvida um dos maiores vinhos desse estilo do Chile.
WP_20140325_007

 

 

 

 

 

PopUpNewsletterSBAVSP

Cadastre o seu e-mail para receber as notícias da SBAV-SP.

Por favor, assinale: