A primeira confraria de vinhos do Brasil
fundada em 1980


Por ai com a Sbav – Toscana

Se há algo que impulsione os amigos da SBAV SP, é o prazer de trocar experiências agradáveis. E, além de bons vinhos, o que pode ser tão agradável? A resposta pode incluir a gastronomia, claro. Mas, não pode prescindir de incluir ‘viagens’. Além de alimentar a alma, possibilita-nos ampliar nossos conhecimentos sobre as regiões produtoras, arquitetura, história, arte e, claro, aprender muito sobre o próprio vinho.
Em abril/18, o grupo de amigos da SBAV SP, foi para a linda região da Toscana, Itália. Chegando em Firenze, passando por Siena e finalizando em Bolgheri, uma viagem inesquecível. Paisagens que dispensam comentários exagerados, pois, os muitos filmes já feitos na região, atestam tudo o que vivenciamos. A história é algo que se vive. O primeiro castelo que visitamos, é de uma família que produz o Chianti mais antigo da Itália (a segunda mais antina do mundo). Conhecemos vinícolas produtoras de Chianti, Brunello, todos orgânicos (não pode haver irrigação artificial, por exemplo), e selo DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida). Visitamos Firenze, San Gimignano, Lucca, Siena, Pisa, Pienza, Montalcino, Greve in Chianti, e Panzano. Várias vinícolas, restaurantes, castelos… Em todos os locais, sempre sendo recebidos como um grupo que merecesse atenção especial.
Claro que incluímos uma visita à Panzano, para conhecermos o ‘berço’ da conhecida bisteca fiorentina (to beef or not to beef).
Vejam algumas fotos da viagem:

 

    Cadastre o seu e-mail para receber as notícias da SBAV-SP.