Na degustação do dia 09 de junho a ideia foi um pouco diferente. Como já havíamos conhecido a história e terroir da Pizzato, focamos nas uvas.
Flávio Pizzato, enólogo da vinícola, nos contou um pouco sobre as castas cultivadas por eles, bem como sobre as especificidades que tornam a Pizzato pioneira na produção de alguns varietais.
Neste dia degustamos 2 rótulos especiais:
- O Pizzato Alicante Bouschet. Um vinho com potencial de guarda, mas que já está pronto para o consumo. Ele apresentou características bem marcantes, como aromas intensos de frutas negras maduras e notas de chocolate, terra, além de um toque mentolado. Na boca, um vinho com bastante estrutura, potente, encorpado e taninos macios.
- O Pizzato Concentus Gran Reserva. Um corte de Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon que se encaixa nas definições necessárias para ser classificado como um DO do Vale dos Vinhedos. O vinho passa por uma combinação de barricas de carvalho americano e francês o que resulta num vinho equilibrado e cheio de personalidade. Amoras de frutas vermelhas, terra e folhas secas com um toque de especiarias. Na boca, um vinho equilibrado, com taninos marcantes, macios e boa estrutura.
A degustação foi mais uma vez agradável.
Tim-tim!