No dia 10 de novembro tivemos uma degustação super bacana, direto da Campanha Gaúcha, que vem se destacando muito no cenário dos vinhos brasileiros.
Nossa parceria foi a Guatambu, vinícola familiar que possui vinhedos desde 2003. Seus vinhos vêm recebendo prêmios por qualidade e inovação.
Na ocasião, recebemos Gabriela Hermann Pötter – eng agrônoma, Enóloga e sócia-proprietária – para falar um pouco sobre o terroir da Campanha e nos guiar na degustação dos vinhos.
Os vinhos degustados foram:
– Guatambu Nature: um espumante feito pelo método tradicional, com no mínimo 8 meses de garrafa. 100% Chardonnay, apresentou um perlasse elegante, cremosidade, um bom volume de boca e bastante frescor. Notas aromáticas de frutas e um toque de brioche, típico de um espumante Nature.
– Luar do Pampa Gewurztraminer: um varietal de Gewurztraminer. Apresentou aromas florais, notas de lichia, um toque de erva-doce e mel. Na boca, uma textura sedosa, ligeiramente picante que contrasta com sua suave doçura. Vinho untuoso e de amplo volume.
– Rastros do Pampa Tannat: o vinho surpreendeu por ser da safra 2020 e mesmo com apenas 3 meses de barrica de carvalho já estava pronto. Apresentou aromas de frutas negras e de geléias, que aos poucos vão dando lugar a notas de chocolate e tabaco, finalizando com alta concentração de taninos macios.
Muito obrigado Gabriela pela participação!
Tim-Tim!