A primeira confraria de vinhos do Brasil
fundada em 1980


Degustação Luiz Porto – 17/08/21

A nossa parceira desta terça-feira, 17/08, foi a distribuidora Garrafas do Brasil, com o produtor Luiz Porto, de Minas Gerais. Recebemos, além da Dani e do Julio – proprietários da Garrafas do Brasil – o Junior Porto, proprietário da vinícola que nos falou um pouco sobre o seu terroir e nos explicou melhor as técnicas de vinificação que estão dando resultado por lá.

A vinícola é uma antiga fazenda e haras, a produção de uvas teve origem com a crise de café e do leite. Em contato com a pesquisa sobre o ciclo invertido em 2003, Luiz Porto resolveu importar, da França, mudas de Syrah, Cabernet Franc entre outras. Implementou o parreiral na cidade de Cordislandia-MG e em 2012 construiu a vinícola. Barricas de carvalho francês e americano e equipamentos ecológicos vindos da Itália fizeram da Luiz Porto uma vinícola de última geração. Em 2014 a comercialização de vinhos teve início, contando com a assessoria agrícola de Murilo Regina e enólogica sob a responsabilidade da Enovitis (Marcos Vian). Hoje eles estão construindo uma estrutura para começar com o enoturismo na cidade de Tiradentes. 

Para a degustação, optamos por dois vinhos da uva Syrah, que tem se mostrado promissora na região.

– Luiz Porto Dom de Minas Syrah – Apresentou aromas de frutas, como cereja e amora e toques delicados de caramelo, fumaça e baunilha e notas de especiarias. Na boca, é um vinho leve e elegante, estrutura sedosa, com taninos suaves.

– Luiz Porto Grand Reserva Syrah – O vinho passou por 18 meses em barricas de carvalho francês e americano. Apresentou amoras de frutas vermelhas, notas de fumaça e baunilha. Em boca, é complexo e elegante com taninos vigorosos e final longo e persistente. 

Obrigada a todos que participaram do nosso encontro.

tim-tim!

    Cadastre o seu e-mail para receber as notícias da SBAV-SP.