A primeira confraria de vinhos do Brasil
fundada em 1980


O VINHO DO MÊS: MACIZO 2010 – VINS DEL MASSIS por Daniel Pinto

foto_vin_969_g

O vinho é uma obra de um vitivinicultor especial quer pelos ideais, quer pela aparência física de figura simpática à primeira vista, bonachão, simples, sempre coberto por imprescindível boné à moda antiga e de cores variadas. Pode-se dizer sem medo de errar que configura inequivocamente o que se convencionou chamar de “tipo inesquecível”. Seus ideais incorporam grande apreço pela natureza e pelo trabalho com o vinho utilizando métodos naturais, sendo inclusive um apaixonado por leveduras selvagens. Sua vinícola sede fica na Rioja, chamada Bodega Contador criada em 1995 da qual seu carro-chefe é um tinto de Tempranillo de nome Contador, que foi alvo de degustação de Robert Parker pontuando com a nota 100. Diga-se, por curiosidade, que havia sido convidado pelo degustador para a prova nos Estados Unidos à qual declinou por estar muito ocupado em seu trabalho. A bodega Contador foi originada pela compra de um vinhedo centenário na Rioja junto ao Castelo de San Vicente de la Sonsierra. Desse tempo foi agregando outras vinhas por meio de compras bem sucedidas iniciando os trabalhos pela utilização de uma garagem como berço inicial de seu primeiro vinho em 2001 crescendo nos anos seguintes com grande êxito em 2004 e 2005. A construção da vinícola terminou em 2008 numa estrutura de três terraços reproduzindo em degraus a inclinação do terreno facilitando a elaboração do vinho por gravidade. O cultivo segue a condução em “vaso”. Ampliando os horizontes de sua visão marcada pelo sucesso Benjamin se associou a um projeto na Catalunha em Olesa de Bonesvalls, uma pequena província de Barcelona com pouco mais de 1500 habitantes, onde criou o fabuloso vinho branco Macizo além de Massis.

MACIZO 2010

Se o desejo é um vinho branco complexo, elegante, intrigante e rico de nuances diferentes do tradicional, o vinho é o Macizo. Composto das uvas Xarel-lo e Garnacha Blanca na proporção de 50% colhidas desde um vinhedo de 80 anos sofrendo fermentação em barricas de carvalho de 300 litros sendo 50% novas. Após a fermentação permanecem em estágio de seis meses nas mesmas tudo isso contribuindo para maior complexidade olfativa trunfo especial na qualidade desse vinho da Catalunha.

ANÁLISE VISUAL – Coloração tendendo para o amarelo citrino brilhante vivo e transparente.

ANÁLISE OLFATIVA – As frutas lideram o aroma exuberante sob o comando daquelas de origem tropical de caroço em adiantado amadurecimento confundindo com frutas secas como figo especiarias doces, com intrigante toque de chá de camomila.

ANÁLISE GUSTATIVA – Destacada cremosidade é o tom principal associada ao volume de boca potente e estruturado sem abrir mão da acidez que traduz frescor além da equilibrada elegância. O final é longo e deixando subscrita a impressão do chá de camomila.

 

AVALIAÇÃO: 93/100

PREÇO: R$ 179,00

IMPORTADORA: PREMIUM – 34 3282-1588 ou 11 2574-8303

 

Saúde!

Daniel Pinto – danipin@uol.com.br

 

    Cadastre o seu e-mail para receber as notícias da SBAV-SP.