A primeira confraria de vinhos do Brasil
fundada em 1980


Vinho Nacional Vence Degustação na Saboresdebacco

20141113_222420[1]

 No último dia 13/11, a confraria Saboresdebacco realizou sua degustação mensal, no restaurante Rive Gauche, no Shopping Cidade Jardim. O tema foi “Cabernet Franc”, de modo que poderiam ser levados vinhos dessa casta de qualquer parte do mundo.

Tratando-se de uma degustação às cegas, a prova foi realizada com muita expectativa, notando-se que todos os vinhos escolhidos pelos confrades, em número de sete (dois levados pelo coordenador), eram sofisticados e complexos. Terminados os trabalhos, foram revelados os rótulos enquanto era servido o jantar. E houve uma agradável surpresa.

Pela primeira vez na história da confraria, que já organizou mais de 80 degustações mensais, num painel aberto a vinhos de qualquer lugar do mundo, venceu um vinho brasileiro: o Valmarino Cabernet Franc X (ano dez). Produzido em 2005 no município de Pinto Bandeira (então distrito de Bento Gonçalves), o vinho tem 14% de álcool, seis meses de estágio em barricas de carvalho (média tostagem) e dois anos em garrafa.

Trata-se de um vinho concentrado, intenso, elegante e equilibrado. Tem boa acidez (gastronômico), taninos presentes mas macios, madeira bem integrada com a fruta. Cor rubra, nariz de frutas vermelhas, ervas e tabaco, boca macia e final harmônico. Um belo vinho.

Os outros vinhos do painel foram o Baronnie Madeleine/Couly-Duthei (Chinon, França), Floresta Cabernet Franc/Santa Rita (Vale de Colchagua, Chile), Hacedor de Mundos Cabernet Franc/Gilmore (Vale de Loncomilla, Chile), Monteagrelo/Bressia (Mendoza, Argentina), este com dois exemplares, e Single Vineyard Cabernet Franc/Valdivieso (Vale de Colchagua, Chile). Participaram da prova os confrades Paulo, Sergio, Salvador, Gilberto, Rodrigo e Erick (coordenador).

PopUpNewsletterSBAVSP

Cadastre o seu e-mail para receber as notícias da SBAV-SP.

Por favor, assinale: