A primeira confraria de vinhos do Brasil
fundada em 1980


Degustação Torcello

Nossa degustação do dia 15 de junho foi em parceria com a Vinícola Torcello, fundada no ano de 2000 por Rogério Carlos Valduga, quarta geração da Família Valduga, e filho de Remy Valduga (viticultor e escritor). A Torcello surgiu do fascínio de Rogério pela vitivinicultura e pelo seu desejo de resgatar a tradição da família, a qual elaborava vinho de maneira totalmente artesanal no próprio porão de casa para consumo próprio.
Nosso convidado foi o vinhateiro, Rogério Carlos Valduga, que nos contou um pouco sobre a vinícola, terroir e métodos de vinificação utilizados. 



Os vinhos da noite foram:

– Torcello Pinot Noir – Um vinho que passou 120 dias em barricas de carvalho americano. Apresentou aromas de frutas vermelhas como cereja, framboesa e morango mescladas com um leve toque de caramelo e chocolate. Na  boca, boa acidez e taninos elegantes.
– Torcello Fino Tannat – O Tannat da linha reserva passa de 6 a 8 meses em carvalho americano de média tosta. Apresentou aromas de frutas negras, mescladas com notas de pimenta do preta e um toque de couro.Na boca mostrou-se estruturado, corpo médio, com taninos macios e bastante equilibrado.
– Perfetto Merlot – O Merlot da linha Perfeito passa 9 meses em barricas de carvalho americano de primeiro uso. Apresentou aromas de frutas negras maduras com notas de baunilha, café, tostado e cacau provenientes do amadurecimento em carvalho. Na boca, mostrou-se bem equilibrado, denso e com taninos firmes, porém macios.
– Perfetto Tannat – Este Tanta, também passou por 9 meses em barricas de carvalho americano de primeiro uso. Apresentou notas de frutas negras maduras mescladas com baunilha, chocolate e um leve toque de café. Na boca, mostrou-se intenso, potente, com taninos sedosos e equilibrados.

Obrigado a todos que participaram.

Tim-tim!

    Cadastre o seu e-mail para receber as notícias da SBAV-SP.