A primeira confraria de vinhos do Brasil
fundada em 1980


Degustação On-line: Dia 13 de outubro

A nossa Confraria do dia 13 de outubro foi sobre vinhos italianos.

Nossa degustação foi em parceria com a Portus Cale, importadora com 35 anos de mercado, que desde novembro de 2019 começou a trabalhar a venda on-line direto para o consumidor final.

Nossos convidados foram:

Karene Vilela, CEO da Portus e sommelier formada pela ABS e com DipWSET (uma das instituições mais renomadas mundialmente no universo do vinho).

José Luiz Ferrazzo, diretor comercial da Portus, possui DipWSET (uma das instituições mais renomadas mundialmente no universo do vinho) e ministra cursos de WSET pela escola Eno Cultura em todo o Brasil.

Eles fizeram uma curadoria bacana com o tema Vêneto x Toscana e nos falaram sobre as regiões, além de nos guiar na degustação.  O bate-papo foi no estilo “batalha”. Cada um defendeu a sua região e vinho e no final os participantes elegeram o vinho vencedor. 

Os vinhos degustados foram:

– MASI BARDOLINO FRESCARIPA 2017: o representante do Vêneto foi um corte de Corvina, Molinara e Rondinella, que passou 6 meses em barris de carvalho. Apresentou notas de frutas maduras e um toque de baunilha. Na boca corpo médio e muito equilibrado. Surpreendeu bastante. 

– IL BORRO BORRIGIANO 2018: já o representante toscano foi um corte de Merlot, Sangiovese e Syrah, que passou 10 meses em grandes tonéis de carvalho. O vinho apresentou aromas de frutas vermelhas frescas com destaque para cereja e notas de pimenta branca. Na boca, agradável sensação de frescor – dada pela sua acidez – e taninos elegantes. 

Mais uma vez agradecemos ao Ferrazzo e Karene pela maravilhosa aula.

Tim-tim!